← Back to portfolio
Published on

Conta de luz teve alta maior que a inflação

Entre 2015 e 2022, a tarifa de energia elétrica no Brasil acumulou um aumento de 70% contra 58% de inflação registrada no mesmo período. O estudo foi feito pela ABRACEEL - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica com o objetivo de mostrar a necessidade de reestruturação do setor elétrico para que ele se aproxime mais de um modelo de livre mercado, ampliando o número de fornecedores e de fontes de energia disponíveis. 

O aumento até 2022 seria maior, de 131%, não fosse a redução de 20% no preço da energia em 2022, provocada por dois fatores considerados pontuais pela ABRACEEL: a redução da carga tributária e o volume de chuvas a contento, que evitou a utilização de termelétricas no Brasil.

O estudo também apontou a diferença entre o aumento da tarifa residencial - de 70% - e o aumento da tarifa para cerca de 0,03% dos consumidores brasileiros que podem escolher de qual empresa vão compra a energia elétrica. Para este grupo pequeno, o aumento em oito anos foi de apenas 9%. 

A reportagem foi ao ar no Conexão GloboNews.