← Back to portfolio
Published on

Intérprete da Mocidade sofre ataque racista na web

As ofensas foram feitas no domingo (23/10) à noite, durante a transmissão ao vivo da final da escolha do samba da escola pro carnaval 2023. 

Ronny Caetano, que é um dos intérpretes da escola desde 2017 e intérprete oficial da Acadêmicos de Santa Cruz, registrou a ocorrência na terça-feira. O caso foi tipificado como injúria por preconceito.

Em nota, a Mocidade disse que "infelizmente, vivemos em um país onde o racismo está em todos os locais ao nosso redor".

E que, "em nome de toda diretoria, segmentos e torcedores"[...] dá "forças ao cantor Ronny Caetano pelos ataques racistas recebidos em comentários feitos durante a live da Rádio Arquibancada". 

Além disso, informou que serão tomadas "as providências legais e necessárias para punir os criminosos".

A Rio Carnaval também se posicionou, dizendo que "Qualquer fala ou atitude racista é inaceitável, mas a indignação é ainda maior quando acontece em meio às escolas de samba porque elas traduzem ao Brasil, com legitimidade, a cultura das pessoas pretas. Grandes artistas do Carnaval são pretos, como é o caso do intérprete Roni Caetano, da Mocidade, e merecem respeito, admiração e prestígio. É por isso que nós, responsáveis pela festa, repudiamos qualquer ataque intolerante e vamos continuar trabalhando pra que eles não aconteçam nas quadras, na Sapucaí ou na internet".

Conversei com o professor Samuel Vida, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, para entender como pode haver racismo em um "ambiente umbilicalmente ligado às mais antigas tradições culturais e religiosas de matrizes africanas". 

A reportagem foi ao vivo na GloboNews. As imagens são do Willian Côrrea, repórter cinematográfico, que aproveitou para fazer esta foto de bastidor. O Milton Oliveira, que estava em outra equipe de reportagem, deu uma ajudinha segurando um contra-luz.