← Back to portfolio
Published on

PM retira mais de 3,6 mil toneladas de barricadas em 2025

Nesta reportagem, que foi ao ar na programação da GloboNews e no RJ1, nossa equipe acompanhou o treinamento dos agentes da Polícia Militar no Centro de Operações Policiais, o COE, em Ramos, na Zona Norte do Rio. 

Desde os anos 2000, o COE precisou criar um braço de apoio às operações policiais, o Núcleo de Apoio às Operações Policiais, em razão da maior complexidade das barricadas instaladas pelo crime organizado em vias de acesso às comunidades de áreas conflagradas. 

A preparação tática dos policiais inclui uma simulação de incursões policiais em área de conflito com vias bloqueadas por barricadas de maior complexidade. As ações com máquinas são sempre em conjunto com homens armados e carros blindados para garantir a segurança dos agentes durante a retirada dos diferentes tipos de bloqueio.

Só em 2025, a PM retirou mais de 3,6 mil toneladas de materiais usados pelo crime organizado pra bloquear o acesso em 1800 vias. E esse número pode aumentar. No ano passado, foram mais de 7 mil toneladas em mais de 7 mil vias. Segundo a Polícia Militar, a maior quantidade de barricadas foi retirada de bairros que ficam na Zona Norte do Rio. Só em Vigário Geral foram mais de 470 barreiras desfeitas.

Quanto maior o índice de violência de um local, mais complexas são as barricadas. Vão desde carros abandonados que precisam ser retirados pelos policiais, até estruturas feitas a partir de vigas usadas na construção civil, que demandam treinamento e equipamento específicos. 

São instalações que dificultam a passagem de viaturas em operações policiais, mas, principalmente, impedem a circulação de moradores e serviços básicos em áreas conflagradas do Rio.