← Back to portfolio
Published on

TCU lança plataforma de dados globais sobre proteção ao meio ambiente

O Climate Scanner é uma iniciativa do Tribunal de Contas da União que vai reunir informações sobre investimentos realizados por países ao redor do mundo em políticas públicas voltadas para a proteção do meio ambiente. 

A ferramenta foi lançada oficialmente nesta quinta, 10 de novembro e, a partir de 2023, o grupo de trabalho que elaborou a plataforma vai construir os indicadores e preparar as métricas do sistema para que ele esteja apto a receber as informações das instituições de controle globais. 

Hoje, se qualquer pessoa quiser acessar dados relativos às políticas públicas de proteção ao meio ambiente precisa pedir diretamente aos governos por meio de secretarias ou ministérios.

No entanto, há um conflito de interesses nessa forma de obtenção dos dados. De acordo com o ministro Bruno Dantas, do TCU, "nesse debate do clima, os países têm interesse em mostrar fotos bonitas sobre o que estão fazendo". 

O "pulo do gato" do Climate Scanner é, justamente transformar instituições superiores de controle - os TCUs de cada país - em fonte dos dados. 

As instituições de controle são, geralmente, órgãos independentes que atuam de forma não política no controle da execução orçamentária dos governos. 

"A responsabilidade que as nossas instituições têm é a de verificar se essas informações são verdadeiras", completou o ministro.

Durante a cerimônia de lançamento da plataforma, o ministro lamentou o fato de o Brasil ter passado os últimos quatro anos afastado da agenda ambiental.

"O Brasil fez algo muito ruim nos últimos anos, ele não apenas se distanciou da agenda ambiental, como se ela não fosse uma agenda importante, como ele fez um discurso de menosprezo a agenda ambiental. Isso talvez seja ainda mais grave. O que nós imaginamos é que essa plataforma que o TCU está apresentando hoje ao mundo já com a adesão de 35 países da América Latina e do Caribe, nós temos a intenção de projetar para o mundo a nossa técnica e preocupação com a sustentabilidade, com essa agenda, e o nosso compromisso com o combate às mudanças climáticas", disse.

 As imagens foram da Ávilis Muniz.

Curiosidade: este foi o meu primeiro ao vivo para o GloboNews+.